Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social

Entre as ações desenvolvidas pela secretaria é importante destacar o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), que assegura os direitos garantidos para indivíduos e famílias com direitos violados; do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que presta atendimento socioassistencial, articulando os serviços disponíveis no município, potencializando a rede de proteção social básica. Além das instituições supracitadas, também fazem parte da secretaria os seguintes órgãos: Bolsa Familia, Abrigo do Idoso, Morada da Criança, Centro de Convivência Social da 3ª Idade, CCPA (Centro de Convivência do Pequena Aprendiz) e Fundação Legionárias do Bem Estar Social.

As ações sociais podem incluir:

Elaborar e coordenar políticas e diretrizes para atender as necessidades das comunidades
Promover o acesso da população às políticas de assistência social
Atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, familiar ou econômica
Conceder auxílios financeiros em casos de pobreza extrema ou emergência
Desenvolver programas de habitação popular
Dar assistência a menores abandonados, idosos, adolescentes e mulheres carentes

Outras Ações

Entre em contato com a secretária ou se informe pelas redes sociais sobre cursos, campanhas, calendário de festas e ações desenvolvidas em parcerias de empresas com a Secretária de Promoção e Ação Social.

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Programas Disponíveis

Rede de Apoio e Cuidado

O que é?
É uma instituição pública municipal que atende idosos com moradia permanente. Tem como objetivo a proteção integral ao idoso, assegurando todos os seus direitos.

Como faço para ser acolhido (a)?

Posso conhecer (Incluir horário)?

Qual o endereço?

O que é?

Como faço para ser acolhido (a)?

Posso conhecer (Incluir horário)?

Qual o endereço?

O que é?

Como faço para participar?

Posso conhecer (Incluir horário)?

Qual o endereço?

O que é?

Como faço para participar?

Quais os cursos oferecidos?

Como faço para fazer matrícula?

Qual o endereço?

O que é?
É um programa de distribuição de cesta básica destinado à família de baixa renda que more no município de Catalão e Zona Rural.

Quem pode participar?
Família que está inscrita no CadÚnico.

Como solicitar?
Primeiro, tem de se inscrever no CadÚnico;
Reunir documentos de identificação, comprovante de residência e outros documentos que comprovem a situação de vulnerabilidade.

Tem prioridade?
Idosos, pessoas com deficiência, mães solteiras e famílias com crianças pequenas.

Tenho de levar documentos?
É preciso estar inscrito no Cadastro Único, com os dados corretos e atualizados. Levar o CPF ou o título de eleitor.

Como é o atendimento?
Horário de funcionamento: 8h às 11h – 13h às 16h
Somente presencial.

O que é? O benefício destina-se aos cidadãos e/ou às famílias de baixa renda do município de Catalão impossibilitados de arcar com o funeral. O valor é repassado diretamente à funerária selecionada para o serviço.

Como comprovar baixa renda? É preciso estar com os dados no CadÚnico atualizados e completos.

Tenho de levar documentos? Certidão de óbito e documentos de identidade com foto de quem solicitará o serviço.

Como é o atendimento? Horário de funcionamento: 8h às 11h – 13h às 16h. Fora desse horário, entrar em contato pelo WhatsApp

O que é? Destina-se aos cidadãos e/ou às famílias do município de Catalão que necessita de uma complementação financeira para arcar com o custo de exame ou consulta médica.

Vale para qualquer exame? Somente para exames ou consultas nas quais a Prefeitura de Catalão mantém convênio com médicos, hospitais ou laboratórios. E a porcentagem varia de acordo com desconto estabelecido pelos profissionais ou estabelecimento.

Como solicitar o benefício? Levar pedido do exame para consultar se há prestador do serviço em Catalão, qual o valor e se há desconto.

Como é o atendimento? Presencial. Horário de funcionamento: 8h às 11h – 13h às 16h.

O que é? É um benefício do Governo Federal que reduz o valor da conta de luz de famílias de baixa renda. O desconto varia de acordo com o consumo mensal.

Quem tem direito? Famílias inscritas no Cadastro Único Famílias com membros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) Famílias indígenas ou quilombolas inscritas no Cadastro Único

Qual o valor do desconto? É de acordo com o consumo mensal de cada família, que varia de 10% a 65%, até o limite de consumo de 220 kWh.

Tenho de levar documentos? É preciso estar inscrito no Cadastro Único, com os dados corretos e atualizados. Levar uma talão de energia mais recente.

Como é o atendimento? Horário de funcionamento: 8h às 11h – 13h às 16h Somente presencial.

Saiba mais: Clique aqui

O que é? Busca fortalecer e promover a autonomia de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Por isso, além da transferência de renda de R$ 300,00 mensais, o programa integra outras ações ofertadas pelo Goiás Social. A mulher beneficiada pelo Programa Goiás por Elas tem possibilidade de acessar outros benefícios sociais do Estado.

Quem pode participar? Estar com a Medida Protetiva de Urgência ativa; Estar inscrita no Cadastro Único e estar com ele atualizado há, pelo menos, dois anos; Residir no estado de Goiás; Estar em situação de vulnerabilidade econômica, classificada como pobreza, extrema pobreza ou baixa renda. Ou seja, quem tem renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa na família.

Como é o atendimento? Presencial. Horário de funcionamento: 8h às 11h – 13h às 16h.

Saiba mais: Clique aqui

O que é? O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um serviço público responsável por garantir acesso aos direitos sociais das famílias e/ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade.

Serviços oferecidos? Acolhimento, orientações e acompanhamento pela equipe técnica das famílias; Segunda via de certidão de nascimento, óbito e casamento para pessoas em situação de vulnerabilidade, assim como orientação para retirada de documentos; Acompanhamento de frequência escolar das famílias em descumprimento das condicionalidades inseridas no Programa Bolsa Família; Acompanhamento das famílias, por meio de encaminhamentos vindos do Conselho Tutelar, Judiciário, Ministério Público, Delegacia Civil, INSS e todos os demais órgãos da rede municipal; Orientação e agendamento para requerer o BPC, benefício de 1 salário mínimo pago às pessoas com 65 anos; Atendimentos e concessão dos benefícios eventuais; Busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade social; Passe livre no transporte interestadual e municipal.

Tenho de levar documentos? Leve documentos de identidade com foto (se tiver) e comprovante de endereço (água, luz, telefone, contrato de aluguel ...)

Como é o atendimento? Horário de funcionamento: 8h às 11h – 13h às 16h Somente presencial.

Saiba mais: Clique aqui

O que é? O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social no qual são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Serviços oferecidos? Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas famílias e pessoas em situação de rua; Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto; Orientação e encaminhamento para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município; Informações e orientação jurídica; Estimular a mobilização comunitária.

Tenho de levar documentos? Leve documentos de identidade com foto (se tiver) e comprovante de endereço (água, luz, telefone, contrato de aluguel ...)

Como é o atendimento? Horário de funcionamento: 8h às 11h – 13h às 16h Somente presencial.

Saiba mais: Clique aqui

O que é? O Cadastro Único, ou CadÚnico, é a porta de entrada para benefícios sociais. Ele é gratuito e é feito para famílias de baixa renda. Alguns dos programas que as famílias cadastradas podem vir a receber são: Benefício de Prestação Continuada (BPC) Carteira do Idoso Identidade Jovem (ID Jovem) Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos Programa Bolsa Família Programa Criança Feliz Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Programa Minha Casa Minha Vida Sistema de Seleção Unificada Sisu/Lei de cotas Tarifa Social de Energia Elétrica Serviços Socioassistenciais Cartão Mães de Goiás Cartão Dignidade Passaporte Estadual do Idoso CNH Social Goiás por Elas Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero

Tenho de levar documentos? Leve documentos de identidade com foto (se tiver) e comprovante de endereço (água, luz, telefone, contrato de aluguel ...)

Como é o atendimento? Horário de funcionamento: 8h às 11h – 13h às 16h Somente presencial. Saiba mais: Clique aqui

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