Promovido pelo Governo de Goiás, capacitação reúne representantes de 14 municípios
Catalão sediou o curso para Profissionais da Rede de Proteção e Gestores de Dados. Durante dois dias (27 e 28/3), representantes de 14 cidades se reuniram no auditório da OAB para receber informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). O objetivo foi fortalecer a atuação dos profissionais e aprimorar o atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
No encontro, que teve a abertura da secretária de Promoção e Ação Social, Neusa Rios, na quinta-feira pela manhã, foram abordadas questões essenciais para a proteção da infância e adolescência, incluindo o uso e as atribuições do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), uma ferramenta que permite registrar e acompanhar os atendimentos realizados pelos conselhos tutelares.
Outro ponto de destaque foi a implementação dos Comitês de Participação de Adolescentes (CPA) nos municípios, garantindo que os jovens tenham voz ativa nas decisões que impactam suas vidas, seguindo o princípio "Nada para nós, sem nós".
Além disso, foram discutidos aspectos relacionados à destinação dos recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, orientando os gestores sobre a correta aplicação dos recursos para garantir ações efetivas. Também houve debates sobre as atribuições e competências do Sistema de Garantia de Direitos, com uma roda de conversa voltada para a troca de experiências entre os profissionais da rede de proteção. A capacitação buscou não apenas oferecer conhecimento teórico, mas também apresentar práticas que contribuam para um atendimento mais eficiente e humanizado.
A ação reuniu 135 representantes dos municípios da Região Centro-Sudeste, Estrada de Ferro, incluindo Catalão, Caldas Novas, Rio Quente, Cumari, Davinópolis, Palmelo, Corumbaíba, Ipameri, Goiandira, Três Ranchos, Ouvidor, Urutaí, Nova Aurora e Santa Cruz. O evento em Catalão também teve a participação do promotor de Justiça, Fábio Bonnas, da Vara da Infância e Juventude, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciano Félix.
Desde 2019, o programa Goiás Social tem promovido capacitações e atualizações para conselheiros tutelares em todo o Estado, em parceria com os municípios. A meta do Governo de Goiás é levar a capacitação para todos os 246 municípios, organizados em cinco macrorregiões e 18 microrregiões, de forma contínua e permanente. Antes de Catalão, as formações já passaram por Planaltina de Goiás, Valparaíso, Cavalcante, Iaciara e Itumbiara.
Catalão - Potência no Coração do Brasil
SECOM | Prefeitura de Catalão
Texto: Robson Macedo
Fotos: Pedro Araújo
Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.