‘Catalão na Palma da Mão’: Serviços já podem ser solicitados pelo App Publicado em: 06/07/2022

‘Catalão na Palma da Mão’: Serviços já podem ser solicitados pelo App

Novo aplicativo foi lançado nesta quarta-feira (06). A população já pode se comunicar com a Prefeitura de Catalão de forma direta, mais ágil e fácil.

Compartilhar

A Prefeitura de Catalão, por meio das Secretarias: de Transporte e Infraestrutura, Comunicação e Departamento de Planejamento Urbano (PLANURB), lançou na manhã desta quarta-feira (06) o aplicativo” Catalão na Palma da Mão”. A solenidade realizada no Paço Municipal teve como objetivo apresentar a nova plataforma e demonstrar como o serviço será usado em benefício da população.

Com o aplicativo, o cidadão pode solicitar serviços de forma rápida, fácil e acessível. Para isso, basta fazer o download nas lojas Google Play ou App Store. Dentre os serviços disponibilizados através do” Catalão na Palma da Mão” estão a manutenção da iluminação pública, tapa-buracos, limpeza de bueiros, roçagem em área pública, entre outros.

O secretário de Transporte e Infraestrutura, Luís Severo, explicou como funciona a plataforma. “A partir do download do aplicativo, a pessoa já terá acesso a todos os serviços disponíveis na primeira tela. Assim que escolher qual demanda pretende encaminhar para a Prefeitura, o usuário irá preencher um cadastro e relatar o tipo de serviço, reclamação ou denúncia que pretende fazer; em seguida, a solicitação é entregue virtualmente aos departamentos corretos para que apresentem a solucação. É um meio objetivo, célere e muito eficiente, que liga a gestão ao cidadão,” disse o secretário. 

Para o prefeito Adib Elias, o aplicativo é uma forma da população participar da gestão contribuindo com a manutenção dos serviços públicos. “Trabalhamos muito em todos os aspectos e em todas as áreas, fazemos muitas obras, Catalão cresce a olhos vistos, e claro, com esse crescimento, aumentam as demandas. E esse aplicativo é mais um instrumento para a população nos ajudar a gerir e a conservar a cidade. Os cidadãos poderão participar da gestão.”

Outro departamento que irá receber as solicitações enviadas pela população, por meio do novo App, é o Departamento de Planejamento Urbano (PLANURB). O chefe do departamento, João Antônio, disse que “além dos fiscais da Prefeitura, agora Catalão conta com mais de 110 mil fiscais [fazendo referência à população catalana], para ajudar a cuidar da cidade.” As denúncias, como limpeza de lote, obstrução de calçadas e obra irregular também estarão à disposição dos munícipes por meio do “Catalão na Palma da Mão”.

 

Sobre os serviços

 

  • Limpeza de lote: O cidadão contribuinte poderá denunciar qualquer lote baldio (particular) que cause transtornos à vizinhança e à ordem pública, inclusive com a opção de anexar imagens. A denúncia chegará diretamente ao Departamento de Planejamento Urbano (PLANURB), que notificará o proprietário do imóvel a fazer a limpeza em até 10 (dez) dias úteis.

 

  • Obstrução de calçadas: O cidadão contribuinte poderá denunciar qualquer obstrução de calçada, seja por entulho, galhada de árvores, lixo ou materiais para construção, também com a opção de anexar imagens. A denúncia chegará diretamente ao Departamento de Planejamento Urbano (PLANURB), que notificará o proprietário do imóvel a fazer a retirada em até 48 (quarenta e oito) horas úteis.

 

  • Obra irregular: O cidadão poderá denunciar obras irregulares e a denúncia será triada pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura para envio à Secretaria de Obras.

 

  • Trânsitos e semáforos: O cidadão poderá denunciar qualquer dano nos semáforos da cidade e a denúncia chegará diretamente à Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC).

 

  • Iluminação Pública: O cidadão poderá denunciar lâmpadas queimadas, inclusive com a opção de anexar a numeração do poste, e a denúncia chegará diretamente à Diretoria de Iluminação Pública, na Secretaria de Transportes e Infraestrutura. Assim, a Prefeitura não precisará mais de aguardar a chegada da noite para identificar o problema e fazer a manutenção necessária.

 

  • Tapa - buracos: O cidadão poderá solicitar a operação tapa-buracos para a sua rua e o pedido chegará diretamente à Secretaria de Engenharia e Produção.

 

  • Limpeza de Bueiros: O cidadão contribuinte poderá solicitar a limpeza de qualquer bueiro e o pedido chegará diretamente à Secretaria de Engenharia e Produção.

 

  • Roçagem: O cidadão poderá solicitar a necessidade de serviço de roçagem em área pública (canteiros, alamedas, rotatórias e semelhantes) e a solicitação chegará diretamente à Diretoria de Limpeza Urbana, na Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

 

  • Outras solicitações: Solicitações diversas também poderão ser feitas, desde que com identificação e dados corretos. Serão triadas e encaminhadas aos órgãos competentes.

  

Como instalar

O Catalão na Palma da Mão já está disponível gratuitamente no Google Play ou App Store. Basta buscar o nome do aplicativo e clicar em “baixar”. Já instalado, é só entrar no serviço que deseja solicitar e se cadastrar. Essa etapa também é simples, bastando preencher alguns dados pessoais (nome, e-mail, telefone e CEP). Após seguir esses passos é só descrever a ocorrência e encaminhar uma foto, para apontar o local e finalizar enviando a solicitação. Quando encaminhada, essa solicitação já é repassada para o responsável pela realização do serviço que providenciará a resolução da demanda

 

Use o App, peça serviços. Você e a Prefeitura, juntos, cuidando da cidade!

 

SECOM – Prefeitura de Catalão

 

 


Notícias Relacionadas

Copyright © 2017 Prefeitura Municipal de Catalão. Todos os Direitos Reservados.

Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.