Alego celebra 150 anos das Congadas de Catalão em sessão solene Publicado em: 19/11/2025

Alego celebra 150 anos das Congadas de Catalão em sessão solene

Além das homenagens, município receberá R$ 200 mil para construção do Museu da Congada. Cartilha da Congada é lançada para contar a história da Festa do Rosário

Compartilhar

A Congada de Catalão foi homenageada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na manhã desta quarta-feira (19). A sessão solene em celebração aos 150 anos da manifestação reuniu autoridades estaduais e municipais, membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, capitães congadeiros e convidados.

A iniciativa foi proposta pelo ex-deputado Luiz Sampaio, autor do requerimento que motivou as homenagens, a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, certificados de honra e o lançamento da Cartilha da Festa do Rosário, da historiadora Estela Maris Fernandes.

Além das homenagens, o deputado Cristiano Galindo destacou a relevância histórica da Congada e anunciou o repasse de R$ 200 mil para a criação do Museu da Congada de Catalão — recurso solicitado por Sampaio. O prefeito Velomar Rios, homenageado com a Medalha Pedro Ludovico, ressaltou a força da tradição: “Temos 25 ternos, e muitos deles reúnem até cinco gerações. Hoje vimos crianças de um ano participando. A nossa cultura não tem data para terminar”.

A sessão solene marcou mais um capítulo na trajetória das Congadas de Catalão, reforçando a importância da manifestação para a identidade cultural goiana e brasileira. “A Congada dá vida ao município. Que Deus ilumine e fortaleça cada um na caminhada de fé”, afirmou o padre Joel Gomes Martins de Souza, da Paróquia São Francisco.

Em discurso emocionado, Luiz Sampaio lembrou que a homenageada do dia não era apenas uma festa, mas “um século e meio de resistência da cultura afro-brasileira e de devoção a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito”. Ele destacou ainda que a Congada, surgida em 1876 a partir de uma promessa de fé, permanece viva graças ao empenho de homens, mulheres e crianças. Autor da lei que reconhece Catalão como Capital Goiana da Congada, Sampaio reforçou o valor histórico da celebração.

Cartilha
Durante a solenidade, foi lançada a Cartilha da Congada. Idealizada pela historiadora Estela Maris Fernandes, a publicação é patrocinada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Catalão e da Fundação Maria das Dores Campos.

A obra apresenta, de forma inédita, a estrutura, o funcionamento e a dimensão cultural de uma das maiores celebrações afro-brasileiras do país. Os capítulos abordam a história da festa, o papel dos festeiros, o calendário oficial, o significado dos ternos e o conjunto simbólico que sustenta mais de 150 anos de devoção.

Receberam a Medalha Mérito Legislativo
– Neusa Rios, primeira-dama e secretária de Promoção e Ação Social de Catalão
– Lucélia Reis, secretária municipal de Cultura de Catalão
– Robson Antônio de Macedo, assessor de comunicação do Gabinete do Prefeito
– Os membros do reinado da Irmandade: Ronaldo Ribeiro, Eloá Ribeiro Rita, Eduardo Camilo, Cleber Francisco Inês e Ana Cristina Pires de Oliveira
– Pároco Joel Gomes Martins de Souza

 

Catalão – Potência no Coração do Brasil

VEJA GALERIA DE FOTOS

SECOM | Prefeitura de Catalão
Texto: Robson Macedo
Fotos: Robson Macedo 


Notícias Relacionadas

Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.