Mais de R$ 85 milhões em investimentos - Prefeitura de Catalão e Governo do Estado lançarão novo grande pacote de obras no município Publicado em: 14/04/2022

As obras de restauração de toda malha asfáltica do DIMIC e construção do Hospital Regional de Catalão iniciarão na próxima terça-feira (19). A Prefeitura Municipal, mesmo em tempos de crise, tira do papel projetos importantes e audaciosos

A Prefeitura Municipal, mesmo em tempos de crise, tira do papel projetos importantes e audaciosos para beneficiar ainda mais Catalão. Na próxima semana, dando continuidade ao “mega pacote” de obras desenvolvidas em parceria com o Estado, serão lançadas mais duas grandes obras: a restauração de toda malha asfáltica do Distrito Mineroindustrial de Catalão (DIMIC) e a construção do Hospital Regional de Catalão. Um investimento total de mais de R$ 85 milhões.

Outra obra importante que faz parte desse grande pacote é a duplicação da GO- 330, que já está em andamento.

Os eventos estão previstos para acontecer na próxima terça-feira (19), no seguintes locais e horários:

• Reforma total e pavimentação asfáltica das ruas do Distrito Mineroindustrial de Catalão (DIMIC)

Local: BR 050, km 283 (trevo de acesso ao DIMIC)

Horário: 09h

• Lançamento de construção do Hospital Regional de Catalão

Local: Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, nº 725, Bairro Vila Chaud (antigo Crisa)

Horário: 11h

Em função da última recomendação do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Corona-vírus, todas as medidas de biossegurança serão respeitadas e, para que toda população possa acompanhar o pontapé inicial dos trabalhos, as duas solenidades serão transmitidas ao vivo, pelas redes sociais da Prefeitura de Catalão.

Sobre o DIMIC e a obra de restauração das suas vias

O Distrito Mineroindustrial de Catalão (DIMIC), administrado pela Codego, possui mais de 2,4 milhões de metros quadrados de área e é considerado um dos parques industriais mais importantes do Estado. A localização privilegiada, às margens da BR-050, facilita o escoamento da produção.

Entre outros fatores importantes, o polo está instalado a cerca de 110 quilômetros de Uberlândia (MG), nos entrepostos de São Paulo a Brasília, e conta com a presença da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que passa por 300 municípios em sete Estados e alcança os portos de Santos (SP) e Vitória (ES).

O distrito é constituído por empreendimentos dos mais diversos segmentos, como o automobilístico, o de cerâmica, de derivados de cimentos, de máquinas agrícolas, de fertilizantes e de metalúrgica, entre outros.

A restauração da malha asfáltica das vias do Distrito será uma obra de infraestrutura custeada pelo governo estadual, que vai promover melhor trafegabilidade e consequentemente maior segurança e conforto dos seus usuários. Serão 12,78 quilômetros de implantação de asfalto nas vias internas e em três rotatórias do DIMIC.

Exatos R$ 19.125.261,29 serão investidos na obra, recursos do tesouro estadual. A empresa vencedora da licitação é a Construtora Centro Leste S/A. Conforme consta no contrato, a responsável pela execução dos trabalhos terá um prazo de 8 meses para concluir a obra.

Sobre a obra de construção do Hospital Regional de Catalão

O empreendimento atenderá toda a população de Catalão e também a toda região do sudeste goiano. Ao todo, serão 12.610,00 m² de área construída.

Um prédio moderno e com todas as condições de suprir as necessidades dos atendimentos de urgência e emergência da população de toda região. A estrutura terá capacidade média para atender 1.200 pacientes por dia e contará com diversos serviços, além de ampliar a rede pública de saúde com mais 185 leitos, sendo:

o Internação adulto: 72 leitos;

o Internação pediátrica: 17 leitos;

o Internação neonatal: 26 leitos;

o Ambulatorial: 8 leitos;

o Enfermaria Urgência/Emergência adulto: 13 leitos;

o Enfermaria Urgência/Emergência pediátrica: 7 leitos;

o Unidade Terapia Intensiva: 23 leitos;

o Unidade Terapia Intensiva Neonatal: 12 leitos;

o Unidade Terapia de Queimados: 7 leitos.

Além de qualificar e aumentar a oferta dos serviços já fornecidos na região, o objeto proposto vem para suprir a demanda do sistema público de saúde com a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Unidade de Tratamento de Queimados. Também serão ofertados atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência, internações e de apoio a diagnósticos e terapias, laboratório. Além disso, a estrutura contará com um heliponto e entrada de ambulância posicionada estrategicamente.

Tudo isso já tem endereço certo. O Pronto Socorro Municipal, será construído na Av. Lamartine Pinto de Avelar, nº 765, Bairro Vila Chaud.

A empresa contratada e que ficará responsável pela execução dos trabalhos é a Elmo Engenharia, vencedora da licitação. A partir da assinatura da ordem de serviço, a mesma terá 18 meses para concluir e entregar o empreendimento.

A obra será construída com recursos próprios do município. Um investimento de R$ 66 milhões.

ASCOM – Prefeitura de Catalão