Festa do Rosário 2017 – a mais organizada de todos os tempos! Publicado em: 11/10/2017

Festa do Rosário 2017 – a mais organizada de todos os tempos!

A Irmandade do Rosário, através da comissão organizadora e com o apoio integral da Prefeitura de Catalão realizou a 141ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário. Do dia 29 de setembro a 09 de outubro a cidade festejou a fé dos catalanos na santa, com a reza de terços, missas, procissões e a parte folclórica com a apresentação das congadas. Mais de 5 mil dançadores, divididos em 21 ternos abrilhantaram a festa que tem uma das maiores congadas do Brasil!

A prefeitura ofereceu total apoio à Festa do Rosário. Foram investidos cerca de R$400 mil em estrutura de palco, som, iluminação, segurança, banheiros químicos, refeição e água para os ternos, dentre vários outros gastos. Para os 21 ternos de congo foram repassados R$100 mil divididos entre eles, para custos de preparação para as atividades.

Este ano, a prefeitura realizou a festa mais organizada de todos os tempos! As barracas foram padronizadas com material não inflamável. A área de comércio foi planejada e ofereceu espaço para os pedestres, bem como acesso de ambulâncias e viaturas. E como forma de valorizar o comércio da cidade, o município isentou o valor dos terrenos para muitos catalanos que montaram barracas. Cerca de 200 empresários comercializaram durante a festa, uma participação recorde e, com isso, gerou renda entre os próprios moradores da cidade.

A prefeitura também se sensibilizou com a população e ofereceu dignidade para os participantes. Vários banheiros químicos foram distribuídos por toda a área próxima ao Largo do Rosário, onde nunca teve essa estrutura.

E para o conforto de todos, a praça de alimentação foi ampliada tendo um espaço coberto, com mesas para o público aproveitar as várias opções de comidas e bebidas, que além de variadas tinham preço mais acessível que nos anos anteriores. Também foi dado espaço para dezenas de Food Trucks da cidade, que serviram delícias durante a festa. Quase 100% do ramo alimentício foi realizado por empresários catalanos.

A parte cultural este ano também recebeu um grande incentivo do município. A Fundação Cultural Maria das Dores Campos participou efetivamente, com uma barraca especial colocada pela primeira vez na festa. Nela, vários músicos da cidade se apresentaram e artistas catalanos puderam expor e vender artesanatos e lembrancinhas da cidade. O objetivo é criar um núcleo de artesanato local, para divulgar cada vez mais a cidade, os artistas e incrementar o turismo em Catalão.

A Festa do Rosário foi realmente pensada nos detalhes. Além de organizada, a segurança do evento foi fundamental. Nos onze dias de festividades, não houve nenhuma ocorrência grave que colocasse a população em risco.

Diante de tantas inovações e melhorias, o prefeito, Adib Elias (PMDB) ficou muito satisfeito com a realização da festa. “Os catalanos merecem uma festa bonita, organizada e moderna, e com a ajuda dos festeiros Paulo e Malu, da Irmandade e o apoio total da prefeitura promovemos um evento de muita qualidade. Este ano já melhoramos bastante, mas em 2018 vamos nos superar. A ideia é manter a tradição, a religiosidade e transformar a Festa do Rosário numa das melhores do país”, disse o prefeito.

Em 2018 a prefeitura estará presente novamente com investimento e apoio para todas as festividades, com o objetivo de divulgar a cultura catalana e atrair turistas de todo o país, gerando visibilidade, emprego e renda através da Festa do Rosário.