Mais que sonho, um compromisso que hoje é realidade A manhã dessa sexta-feira (27) foi inédita e histórica em Catalão. É que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São Nicolau inaugurou a tão sonh
Mais que sonho, um compromisso que hoje é realidade
A manhã dessa sexta-feira (27) foi inédita e histórica em Catalão. É que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São Nicolau inaugurou a tão sonhada UTI NeoNatal: a Unidade de Terapia Intensiva para recém-nascidos. Na ocasião, o município também apresentou e fez a entrega da UTI Neonatal Móvel adquirida para transportar adequadamente os bebês prematuros e que servirá de apoio em casos emergenciais.
A solenidade aconteceu no estacionamento do Hospital na presença de algumas pessoas da comunidade, imprensa, representantes de entidades de classe, igreja, autoridades políticas e policiais de Catalão.
Após a inauguração as portas do Hospital foram abertas para que os presentes pudessem conhecer o novo espaço que conta com 140 m². Na ala da UTI Neonatal denominada Dr. Paulo de Tarso Salviano, dos quatro leitos, dois são destinados exclusivamente para atender os bebês encaminhados pelo SUS, em Catalão pelo Hospital Materno Infantil. Os outros dois leitos ficam para atendimentos particulares e convênios.
De modo geral, é uma estrutura completa com o que há de mais moderno: além da ala das incubadoras, a UTI Neonatal é composta por farmácia, áreas de enfermagem, plantão médico, higienização, sala de ordenha e copa. Também há sala de isolamento para crianças portadoras de doenças infecciosas. A unidade conta com avançado suporte tecnológico e, para prestar um serviço de alta qualidade, segue todas as normativas de segurança do paciente estabelecidas pela ANVISA.
As mamães acompanhantes também têm um espaço próprio para ficarem instaladas e permanecerem ao lado de seus bebês pelo tempo que quiserem. Além disso, existe uma equipe disponível 24 horas por dia na UTI Neonatal altamente especializada e experiente. É uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros neonatologistas, fisioterapeuta e nutricionista.
Tudo isso agora está sendo oferecido de graça pela prefeitura de Catalão através dessa parceria e, já não há mais necessidade de buscar vagas para transferência dos bebês prematuros para outras cidades ou estados.
Cerca de 800 mil reais foi o valor investido pelo Hospital São Nicolau na obra, estrutura física e equipamentos. Em contrapartida o município investirá 40 mil reais mensais e outros mais R$1.100,00 de diária se houver bebê internado. As cidades vizinhas também poderão usufruir desse novo benefício, mas as despesas de diária deverão ser pagas por cada município.
UTI Neonatal Móvel Nicole Vitória Ramos do Nascimento
A UTI Neonatal Móvel, custou 260 mil reais pagos com recursos do Fundo Municipal de Saúde. Foi preparada com equipamentos específicos para transporte de recém-nascidos graves e conta com monitor com desfibrilador, bomba de infusão, respirador portátil, incubadora de transporte, cilindros de oxigênio, medicações específicas para atendimento de urgências e emergências neonatais, oxímetro de pulso portátil, entre outros.
Uma UTI NEONATAL de transporte oferece ao recém-nascido todo aparato mecânico, instrumental e humano para preservação da vida do bebê até a chegada ao destino final. O paciente e a família são tratados com humanização, acolhimento e dignidade ofertando aos mesmos um serviço avançado com profissionais extremamente qualificados para o bem maior que temos: a vida!
E em virtude da importância dessas duas conquistas o prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB) destacou: “No momento em que toda população brasileira e goiana sofre com a má qualidade da saúde não podemos falar isso da cidade de Catalão. Esse é um momento histórico, épico onde estamos cumprindo um dos melhores e maiores compromissos que fizemos para a população. A partir desse momento os meninos que tiverem ou que nascerem prematuros já estão completamente amparados pelo poder público, pela prefeitura, secretaria de saúde de Catalão. E é um prazer muito grande estar inaugurando uma obra do tamanho dessa: Uti Neonatal fixa e móvel para dar atendimento a qualquer criança que for necessário”, destacou o prefeito Adib Elias.
Homenagem
A UTI Neonatal Móvel recebeu o nome de Nicole Vitória Ramos do Nascimento. Uma homenagem à criança de dois anos de idade que morreu em maio de 2015 em Catalão quando era transportada em uma ambulância sem condições de uso que acabou quebrando na estrada durante a viagem de transferência para Santa Helena de Goiás.
ASCOM – Prefeitura de Catalão
Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.