O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado anualmente em 26 de maio. Conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”, é um dos principais objetivos desta
O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado anualmente em 26 de maio. Conscientizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce desta doença, que é considerada “silenciosa”, é um dos principais objetivos desta data. E justamente por causa disso, um evento foi organizado por uma clínica particular de Catalão e contou com total apoio da Prefeitura através das Secretarias de Promoção e Ação Social, Assuntos Comunitários e Secretaria de Saúde.
Com participação maciça da comunidade, a ação promovida pela clínica CLIOF Oftalmologia foi idealizada e organizada pela Drª Candice Cristina Quirino de Araújo (Oftalmologista e especialista em Glaucoma). Foi no último sábado (25) na Rua Madre Esperança Guarrido no centro de Catalão. Foi uma manhã inteira de combate ao glaucoma com o objetivo de fazer um rastreamento da pressão ocular de pacientes acima de 40 anos no município. Também foram oferecidos à população exames totalmente gratuitos de aferição da pressão ocular, pressão arterial e glicemia.
Os pacientes com pressão ocular alterada receberam encaminhamento da Secretaria de Ação Social para marcação de consulta oftalmológica e devido seguimento do processo de diagnóstico e tratamento.
Durante o evento também foram oferecidos serviços de manutenção de óculos, sorteio de brindes, as crianças se divertiram com brinquedos e teve ainda distribuição de lanche.
De acordo com a organização, a ação contou com a presença de mais de mil pessoas. Foram realizados 649 atendimentos, 304 medidas de pressão ocular, 200 medidas de glicemia e 145 aferições de pressão arterial.
Sobre a doença
Glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico do olho- estrutura responsável por levar a informação do que enxergamos para o cérebro. Nos estágios iniciais essa doença não provoca sintomas e caso não tratada pode levar à cegueira. O diagnóstico é feito na consulta oftalmológica de rotina através da medida da pressão ocular, realização de fundo de olho e exames complementares.
ASCOM – Prefeitura de Catalão
Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.