Profissionais da Educação Infantil Municipal receberão curso de primeiros socorros Publicado em: 15/06/2018

Profissionais da Educação Infantil Municipal receberão curso de primeiros socorros

Educadores da rede municipal de ensino participarão na próxima semana de um treinamento diferente. Os profissionais farão um curso de primeiros socorros. Uma iniciativa da prefeitura através das Secretarias de Educação e Saúde por meio do Sa

Compartilhar

Educadores da rede municipal de ensino participarão na próxima semana de um treinamento diferente. Os profissionais farão um curso de primeiros socorros. Uma iniciativa da prefeitura através das Secretarias de Educação e Saúde por meio do Samu.

O Projeto Samu na Educação Infantil tem como objetivo passar noções de primeiros socorros para leigos, ou seja, o que fazer em situações de emergência mais comuns em crianças na faixa etária de 0 a 5 anos (que estão no berçário, maternal, jardim 1 e jardim 2) até que socorristas cheguem ao local.

A proposta é que a partir desse treinamento os profissionais das instituições educacionais saibam agir em emergências pediátricas tais como: engasgamento, queda, ferimentos, intoxicação exógena (exposto a substância química ou envenenamento), afogamento e parada cardiorrespiratória, por exemplo. Além de apresentar o trabalho do Samu e a importância do serviço de saúde, bem como resgatar a cidadania de modo a ajudar o próximo e estreitar o relacionamento fortalecendo o vínculo entre profissionais.

Nesse sentido, mais de 200 educadores foram inscritos e devem participar do treinamento. Além de professores, diretores e coordenadores também serão capacitados. Eles foram divididos em grupos. Serão cinco turmas diferentes e três horas seguidas de capacitação cada uma. A abertura será na próxima segunda-feira (18) no auditório do SENAC e o cronograma seguirá no mesmo local da seguinte forma:

Turma A: 18/06 (segunda-feira): 19h às 22 horas

Turma B: 19/06 (terça-feira): 08h às 11 horas

Turma C: 19/06 (terça-feira): 14h às 17 horas

Turma D: 20/06 (quarta-feira): 08h às 11 horas

Turma E: 20/06 (quarta-feira): 14h às 17 horas

A metodologia segundo o secretário de Saúde, Fernando Netto, é ativa. Além de palestra e bate papo também acontecerão momentos expositivos, oficinas práticas e simulações de situações reais com manequins.

O Secretário de Educação falou da importância desse momento: “Apesar da formação dos professores em primeiros socorros não ser obrigatória nas escolas, entendemos ser muito importante que eles, professores, tenham conhecimento sobre tais técnicas (primeiros socorros e prevenção de acidentes), justamente para estarem aptos a prestar um mínimo de atendimento a fim de assegurar e preservar a vida e a saúde das crianças no ambiente escolar. É fato que situações de emergência por causa de acidentes, lesões, condições de saúde, ou doenças de aparecimento inesperado podem ocorrer no ambiente escolar e tudo poderá ser amenizado ou evitado se os professores estiverem preparados para prestar os primeiros socorros, daí a relevância desse projeto e dessa parceria com o SAMU”, destacou Leonardo Santa Cecília.

ASCOM – Prefeitura de Catalão


Notícias Relacionadas

Copyright © 2017 Prefeitura Municipal de Catalão. Todos os Direitos Reservados.

Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.