Representantes do poder público municipal de Jataí e de outras cidades visitaram a unidade, com intuito de levar o modelo para os seus municípios. Na última semana, a vereadora e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Jataí, Alessandra O
Representantes do poder público municipal de Jataí e de outras cidades visitaram a unidade, com intuito de levar o modelo para os seus municípios.
Na última semana, a vereadora e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Jataí, Alessandra Oliveira Freitas (MDB), visitou pela segunda vez o Centro de Castração e Reinserção de Cães e Gatos de Catalão. A intenção é levar o modelo para aquele município. Assim como Catalão, Jataí também vê a importância da criação de um centro de castração, a fim de promover o controle populacional dos animais e contribuir para a prevenção de zoonoses.
Segundo a vereadora, o Centro de Castração de Catalão chamou a atenção por ser o primeiro do Estado de Goiás. “Um projeto pioneiro que virou referência e deve ser levado não só a Jataí, mas a vários municípios do Estado”.
Para ela, o Centro tem um papel até mesmo social, pois “ajuda a conscientizar a população de que é preciso castrar os seus animais, para evitar ninhadas indesejadas e, consequentemente, o abandono.”
Toda a estrutura foi analisada pela vereadora, inclusive os detalhes técnicos do espaço, o centro cirúrgico, as baias (canil e gatil), a recepção, a enfermaria (contagiosa e não contagiosa), a sala de assepsia, expurgo, etc. Ao final da visita, definiu o Centro de Catalão com uma única frase: “Perfeito! Realmente funciona, é uma perfeição.”
Vereadores, secretários de Itumbiara e de Caldas Novas também já visitaram o Centro de Castração. Outros municípios - com o mesmo intuito de copiar o modelo, que se tornou referência no Estado - já entraram em contato para conhecer a unidade.
O prefeito Adib Elias diz que se orgulha de ter idealizado uma obra tão importante e modelo para todo o País. " Na minha opinião, é uma das mais importantes obras de Catalão. Com ela, nossa cidade, mais uma vez, saiu na frente, foi pioneira em Goiás, e, hoje, serve de referência para todo o País. Oferecemos uma estrutura moderna, equipamentos de ponta, tudo em prol do bem-estar e controle populacional desses animais. Tenho muito orgulho de ter realizado mais esse grande sonho para nossa cidade,” finalizou.
Sobre o Centro de Castração
Desde a inauguração, em 14/05/2020, já foram castrados 2.551 animais: 1.343 cães e 1.208 gatos. Deste total, mais de mil animais estavam em situação de rua/abandono e foram resgatados por protetores, correspondendo a 42% dos animais castrados. Em 2022, os trabalhos já estão a todo vapor e, até 17/02, foram castrados 178 animais.
Hoje, o Centro de Castração conta com laboratório próprio, onde realiza exame de hemograma, e, a partir de março, iniciará a realização de exames de função renal e hepática. O foco principal das castrações são os animais que se encontram nas ruas, abrigos, cães comunitários e de protetores. Também são disponibilizadas inscrições mensais para castração de animais domésticos.
Agendamentos para Castração
Os agendamentos para as castrações serão feitos apenas presencialmente com datas predeterminadas. As pessoas interessadas em agendar a castração deverão comparecer à sede do Centro de Castração, localizado na rua Belém, nº 2.100, no bairro Jardim Paraíso, no dia 16 de março. Em caso de dúvidas ou para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: 64-9-9612-8422.
Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!
ASCOM – Prefeitura de Catalão.
Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.