Cerca de 300 pessoas são atendidas por dia e recebem medicação gratuita na Farmácia Municipal Publicado em: 02/05/2018

Com o intuito de contribuir com a saúde das famílias de baixa renda, a Farmácia Municipal de Catalão segue oferecendo atendimento e medicação de graça à comunidade. Em média 300 atendimentos são realizados por dia na farmácia básica onde estão disponíveis exatamente 131 tipos de medicamentos. Ao todo, 126 mil pessoas estão cadastradas junto ao sistema da unidade.

Segundo dados disponibilizados pela coordenação da Farmácia Municipal, 650 pacientes são atendidos mensalmente pelo programa de Alto Custo; 412 atendidos todo mês pelo programa de medicamentos excepcionais (aqueles que o município não é obrigado a oferecer) e 90 pacientes atendidos também mensalmente pelo programa de alergia e suplementação alimentar.

Entre os 12 medicamentos excepcionais (não constantes na padronização nacional – RENAME – e que o município atende - estão por exemplo alguns tipos para diabetes, epilepsia, hiperatividade, antidepressivo e até esclerose múltipla. Vale lembrar que, neste caso, para aquisição da medicação o paciente precisa passar por Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas.

O mais importante, de acordo com o coordenador da Farmácia, Fabrício Gonçalves dos Santos, é que o município está investindo para garantir o direito e atendimento a toda população. Pensando nisso, só nos três primeiros meses desse ano já foram realizados três pregões com valor total superior a 8 milhões de reais, válidos para abastecer a farmácia básica ao longo de todo o ano de 2018.

A entrega dos medicamentos, é feita através de apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e mediante uma receita médica.

A Farmácia Popular atende das 8h às 16h (inclusive no horário de almoço), de segunda à sexta-feira. Fone: (64) 3411-6362.

ASCOM – Prefeitura de Catalão