H1N1: No dia D mais de mil pessoas foram imunizadas em Catalão Publicado em: 15/05/2018

H1N1: No dia D mais de mil pessoas foram imunizadas em Catalão

Campanha de vacinação vai até o dia 1º de junhoAconteceu no último sábado, 12, o Dia D de vacinação contra o vírus H1N1. Em Catalão, todas as 14 unidades de saúde, entre elas nos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde func

Campanha de vacinação vai até o dia 1º de junho

Aconteceu no último sábado, 12, o Dia D de vacinação contra o vírus H1N1. Em Catalão, todas as 14 unidades de saúde, entre elas nos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde funcionaram para imunizar a população. E só nessa data, exatamente 1.033 pessoas receberam a dose.

Segundo balanço divulgado pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde, do dia 13 de Abril – quando teve início a campanha - até agora, 20. 300 pessoas já foram vacinadas no município. A imunização continua até o dia 1º de junho para todos os grupos prioritários. São eles: Idosos acima de 60 anos; Gestantes; Trabalhadores de saúde; Professores da rede pública e privada; Gestantes e mulheres que realizaram parto há até 45 dias; Indígenas; Pessoas privadas de liberdade e Portadores de doenças crônicas.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, cerca de 3.079 pessoas precisam ser vacinadas. Ao final da campanha, estima-se que 23.379 pessoas tenham recebido a dose.

Com os postos de saúde abastecidos, tendo em vista que todas as vacinas já foram recebidas da Regional quem não se vacinou ainda dá tempo. As unidades atendem de segunda à sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 17horas. O Centro de Pediatria e Centro Integrado da Mulher funcionam das 07h às 17h, sem intervalo de almoço.

Goiás

O estado teve a campanha antecipada em dez dias em relação à mobilização nacional devido à quantidade de mortes pela doença. Até o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, 36 óbitos pela enfermidade tinham sido confirmados.

As mortes em Goiás aconteceram em pelo 17 cidades – Goiânia (14), Araguapaz (1), Trindade (3), Aragoiânia (1), Hidrolândia (1), Campo Alegre de Goiás (1), Jaupaci (1), Palmeiras de Goiás (1), Anápolis (1), Aparecida de Goiânia (1), Carmo do Rio Verde (1), Rio Verde (4), Morrinhos (2), Formosa (1), Jataí (1) , Rialma (1) e Silvânia (1).

De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o país ocorreram 74 óbitos.

A imunização protege contra dois subtipos da Influenza A – H1N1 e H3N2 – e um subtipo da Influenza B.

No momento da vacinação, é obrigatória a apresentação de um documento pessoal. As puérperas devem apresentar, além do documento pessoal, um documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante).

Já os trabalhadores de saúde, professores e trabalhadores do sistema prisional devem apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional, entre os quais contracheque, crachá e outros.

ASCOM – Prefeitura de Catalão