Hospital Materno Infantil é o mais completo da região e terá banco de leite Publicado em: 19/12/2017

Hospital Materno Infantil é o mais completo da região e terá banco de leite

A Prefeitura Municipal de Catalão, através da Secretaria de Saúde apresentou as novidades nos serviços oferecidos à população no Hospital Materno Infantil, numa coletiva de imprensa nesta terça-feira (19). São dezenas de atendimentos de extrema qualidade e seriedade, num acompanhamento completo para pacientes de Catalão e toda a região.

O secretário, Fernando Netto, anunciou que está tudo encaminhado para a abertura do banco de leite do Materno Infantil. A unidade não contava com um banco, e agora terá um espaço devidamente equipado para receber leite doado pelas mães catalanas, além de uma equipe dedicada a coletar, analisar, armazenar, preservar e entregar leite materno doado e realizar trabalhos de investigação, educação, informação e aconselhamento sobre o aleitamento materno. A previsão é que nos primeiros meses de 2018 comece a funcionar.

O secretário apresentou ainda vários atendimentos implantados durante este ano, que dão excelência à saúde do município, sendo: pré-natal de alto risco feito pela dra. Giselda Vasconcelos, com acompanhamento de psicólogo, nutricionista e assistente social. Também o programa de pequenas cirurgias como de colo de útero e biópsia, por exemplo. A unidade também oferece até 15 consultas pré-natal por paciente, enquanto são preconizadas apenas 7 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ultrassom do neném. Para a prevenção ao câncer de colo de útero é realizada a busca ativa de matéria até mesmo na zona rural, com o objetivo de reforçar o trabalho de prevenção.

“O Materno Infantil é o grande centro de atendimento de toda a região. Para se ter uma ideia, só partos são realizados cerca de 100 por mês na unidade, daí a importância de oferecer todos esses benefícios à população. O Materno voltará a ser um hospital público de excelência”, disse o secretário, Fernando Netto.

O Hospital Materno Infantil funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e os atendimentos são agendados na própria unidade ou em qualquer postinho de saúde. É preciso apresentar um documento pessoal e o cartão do SUS.