Ministro da Saúde visita obras do Hospital Regional de Catalão Publicado em: 11/07/2022

Ministro da Saúde visita obras do Hospital Regional de Catalão

Cumprindo agenda local, Queiroga também conheceu as dependências do Hospital Nasr Faiad e a Santa Casa de Misericórdia da cidade.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpriu a agenda de visitas em Catalão nesta sexta-feira (08). O representante do Governo Federal foi recebido no gabinete municipal pelo Prefeito Adib Elias e participou de uma reunião restrita, apenas com vereadores municipais e prefeitos da região da Estrada de Ferro. Na ocasião, aproveitaram para formalizar a entrega de demandas da área da saúde que beneficiam as respectivas cidades que representam.

Marcelo Queiroga, acompanhando o prefeito Adib Elias, o secretário de Saúde Velomar Rios e do deputado federal José Nelto, foi ao Hospital Nasr Faiad para conhecer suas dependências, especialmente a ala da Hemodinâmica, referência em toda região. Logo em seguida se dirigiram para a Santa Casa de Misericórdia de Catalão, onde visitou a ala da Unidade de Terapia Intensiva e de internações clínicas.

Posteriormente, seguiram para o canteiro de obras onde está sendo erguida a estrutura do Hospital Regional de Catalão; obra executada pela Prefeitura, com recursos próprios do município, no valor de R$ 66 milhões.

O chefe do Poder Executivo Municipal, Adib Elias, agradeceu a visita do representante do Governo Federal e destacou alguns pedidos, especialmente que beneficiam o Hospital Regional. “Estamos construindo em Catalão, uma mega estrutura para receber não só pacientes de Catalão, mas também de toda região, para não termos mais que transferir, por meio de regulação, nossos pacientes em estado mais grave, para a capital ou até para fora do Estado”. E complementou pedindo recursos do governo federal para a obra: “O Hospital Regional é uma obra construída até então com recursos próprios da Prefeitura, mas entendemos que por sua grandiosidade, alcance estadual e padrão, deveria também receber recursos da esfera federal para a sua execução”.

O Ministro por sua vez, elogiou a iniciativa do poder público municipal, apontando seus esforços na medida do possível para contribuir com a construção do novo Hospital.

Participantes

A reunião, que aconteceu seguindo todas as medidas de biossegurança estabelecidas pelas autoridades de Saúde, além de ter a presença do deputado federal José Nelto, do secretário municipal de Saúde, vereadores municipais, prefeitos de diversas cidades do interior de Goiás, também contou com a ilustre presença da reitora da Universidade Federal de Catalão, Roselma Luchese.

Sobre o Hospital Regional

A unidade atenderá a toda população de Catalão e região do sudeste goiano. Uma estrutura grandiosa, com 12.610,00 m² de área construída e com capacidade média para atender 1.200 pacientes por dia, além de ampliar a rede pública de saúde com mais 185 leitos, sendo:

• Internação adulto: 72 leitos;
  • Internação pediátrica: 17 leitos;
  • Internação neonatal: 26 leitos;
  • Ambulatorial: 8 leitos;
  • Enfermaria Urgência/Emergência adulto: 13 leitos;
  • Enfermaria Urgência/Emergência pediátrica: 7 leitos;
  • Unidade Terapia Intensiva: 23 leitos;
  • Unidade Terapia Intensiva Neonatal: 12 leitos;
  • Unidade Terapia de Queimados: 7 leitos.

O Hospital Regional está sendo edificado em Catalão desde o dia 19 de abril de 2022, na Av. Lamartine Pinto de Avelar, nº 765, Bairro Vila Chaud; e a empresa contratada para executar os trabalhos terá 18 meses para concluir e entregar a unidade.

A obra custará R$ 66 milhões aos cofres públicos do município.

SECOM – Prefeitura de Catalão