Prefeitura de Catalão lança campanha na semana de combate à sífilis Publicado em: 11/10/2024

Prefeitura de Catalão lança campanha na semana de combate à sífilis

A ação vai ocorrer no dia 19 de outubro, no calçadão da Av. 20 de Agosto (em frente à Drogasil).

Todo terceiro sábado de outubro é Dia Nacional de Combate à Sífilis. Para chamar a atenção sobre o tema, a Prefeitura Municipal de Catalão, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai promover uma ação no dia 19 de outubro. A ação vai ocorrer no calçadão da Av. 20 de Agosto (em frente à Drogasil), das 09h às 12h.

Cerca de 15 profissionais, dentre Agentes e Enfermeiros, juntamente com a equipe do CTA/SAE de Catalão em Testagens Rápidas, estarão no local disponíveis para realizar diversos atendimentos à população.

Testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatites B e C, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e distribuição de preservativos masculinos e femininos, serão os principais serviços, dentre outros, que estarão disponíveis no local.

O cidadão poderá fazer o teste e, caso o resultado da triagem seja positivo, o paciente será encaminhado para uma unidade de referência para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. A intenção é ampliar o acesso à testagem e tratar a infecção o mais rápido possível.

Saiba mais sobre a Sífilis: O desenvolvimento da sífilis tem três etapas: a primeira tem como principal sinal uma pequena ferida indolor no pênis, na vagina, ânus ou boca. Pode ser que ela desapareça, mesmo sem tratamento, mas a bactéria causadora da doença continua na corrente sanguínea. Se não for tratada corretamente após alguns meses, ela pode voltar a se manifestar em uma segunda fase, com manchas em várias partes do corpo, principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés. Estes sintomas também desaparecem sem tratamento, porém, a doença continua avançando. E se ainda assim não for identificada e tratada, na última e terceira etapa, a Sífilis pode provocar cegueira, paralisia, doenças neurológicas e problemas no coração.

A secretária Municipal de Saúde, dra. Gizelda Alcântara salientou sobre a importância da realização do exame: “O exame é muito simples e possibilita fazer o diagnóstico ainda nas fases secundária e terciária. Uma vez diagnosticada e tratada, permite um maior controle da disseminação da doença, além de evitar que as pessoas apresentem complicações graves e que podem levar até a morte”.

SECOM – Prefeitura de Catalão