Saúde segue com ações de combate à dengue na cidade Publicado em: 18/12/2019

Saúde segue com ações de combate à dengue na cidade

Mesmo com trabalho diário de prevenção, registros da doença aumentaram. Cerca de 80% dos focos estão dentro dos imóveis. A cada ano, apesar da atuação do poder público, a dengue tem feito mais e mais vítimas em Catalão. A Prefeitura,

Compartilhar

Mesmo com trabalho diário de prevenção, registros da doença aumentaram. Cerca de 80% dos focos estão dentro dos imóveis.  

A cada ano, apesar da atuação do poder público, a dengue tem feito mais e mais vítimas em Catalão.  A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diariamente, mês a mês, ações de combate, prevenção, campanhas de conscientização e até mutirões de limpeza. Mas, ainda assim, os números crescem assustadoramente na cidade. O alerta está feito e a população precisa se atentar.

O acompanhamento da situação da dengue é feito pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica que emitiu, esta semana, um relatório atualizando os dados locais. O documento aponta constante evolução da doença transmitida pelo vírus Aedes aegypti: em praticamente um ano, um aumento de 675% nos casos notificados.

Na manhã desta quarta-feira (18), como de costume, os agentes de endemias saíram às ruas em diferentes regiões com a incansável missão de visitar casas, estabelecimentos comerciais e logradouros públicos. Estima-se que existam em Catalão, mais de 60 mil imóveis. A dificuldade está em fazer com que as pessoas entendam a gravidade da doença e da situação. Além disso, muitos moradores ainda são resistentes em abrir as portas das casas para que o trabalho possa ser feito. E as estatísticas comprovam: em 80% dos casos, os focos do mosquito transmissor estão nos quintais das residências.

“O trabalho de combate dos agentes de endemias não para, pelo contrário, nossas equipes estão nas ruas atuando em horários estendidos e até aos sábados para conseguir adentar às casas em que as pessoas ficam o dia todo fora trabalhando. É que além das condições climáticas, chuva e calor, que são agravantes e geram ambientes propícios para a proliferação de mosquitos, nossas equipes percebem que cada vez mais as pessoas armazenam inservíveis, como plásticos, e de forma inadequada. Em lotes baldios os agentes até encontram situações que podem servir de foco do mosquito, mas a grande maioria ainda está dentro das casas. A comunidade precisa se atentar e todos juntos desenvolver pequenos cuidados, mas ações efetivas e mais agressivas diante dos números apresentados”, disse o Secretário de Saúde, Velomar Rios.

Com o alerta e o chamamento da população a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Vetores, lembra que para auxiliar nessa força-tarefa o telefone do disque dengue continua disponível em caso de dúvidas ou até para denúncias. O número é 3442-5449.

\"\"

\"\"

ASCOM – Prefeitura de Catalão

 

 


Notícias Relacionadas

Copyright © 2017 Prefeitura Municipal de Catalão. Todos os Direitos Reservados.

Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.