Vacina gratuita contra a raiva está disponível para imunização de cães e gatos Publicado em: 05/09/2017

Vacina gratuita contra a raiva está disponível para imunização de cães e gatos

A Prefeitura Municipal de Catalão, através da Secretaria de Saúde e do Decove realiza a Campanha Nacional Antirrábica em cães e gatos. A imunização previne contra a raiva animal e tem o objetivo de interromper a transmissão do vírus que pode até matar.

A campanha começou na segunda-feira (4) e se estenderá até o fim de outubro. As doses estão sendo oferecidas na sede do Decove, que fica na rua Cel. Afonso Paranhos, 557, Centro (Rua Estreita). Os animais podem ser vacinados no local. No caso de levar as doses para aplicação em casa, é preciso ter em mãos um isopor com gelo.

A meta, segundo o Decove é vacinar 19 mil cães e gatos durante toda campanha. Devem receber a dose da vacina os animais que tiverem mais de três meses de vida.

Dia D de vacinação

O dia D de vacinação será 30 de setembro, com imunização das 7h30 às 17h em todo o município. As doses estarão disponíveis em várias escolas municipais e estaduais, inclusive nos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde. A vacinação também vai acontecer nas igrejas Nossa Senhora Aparecida, na Vila Erondina e na Santa Luzia, no bairro Paineiras. Outro ponto de vacinação será no pátio do Hemocentro, no bairro São João e na Capela São José, que fica no residencial Estrela.

Doença

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro.

Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.