Prefeitura lançará aplicativo para aproximar cidadãos e gestão pública Publicado em: 04/07/2022

Prefeitura lançará aplicativo para aproximar cidadãos e gestão pública

“Catalão na Palma da Mão” chega com a missão de modernizar a gestão e facilitar o acesso da comunidade aos serviços públicos.

A Prefeitura de Catalão lançará nesta quarta-feira (06), às 10 horas, no auditório da Paço Municipal, o aplicativo personalizado para atendimento à população: o Catalão na Palma da Mão. A tecnologia estará disponível a partir do lançamento oficial do App. A plataforma facilitará ainda mais a solicitação de serviços públicos por parte do cidadão.

“Nosso objetivo é modernizar, desburocratizar e agilizar o atendimento aos cidadãos. Esse aplicativo é bem objetivo; além de nos possibilitar atendimento com maior agilidade à população catalana, também aproximará ainda mais o povo das ações da Prefeitura,” disse Adib Elias, Prefeito de Catalão, ao explicar porque a atual gestão buscou essa alternativa.

Em complemento, o secretário de Infraestrutura, Luís Severo, emendou: “O Catalão na Palma da Mão permitirá à pessoa fazer suas reclamações, sugestões e solicitações de forma mais prática. Além disso, ela poderá acompanhar a evolução de cada chamado aberto no sistema, avaliando o tempo de espera e a eficiência da gestão”.

“O aplicativo é um sonho antigo do prefeito Adib Elias e compartilhará o cotidiano da gestão com todos os cidadãos. Um ‘presentaço’, sem dúvida”, disse o chefe do Departamento de Planejamento Urbano (PLANURB) João Antônio.

Sobre o APP

Por meio do aplicativo, os cidadãos têm acesso a dez telas: limpeza de lote, obstrução de calçadas, obra irregular, trânsito semáforos, iluminação pública, tapa - buracos, limpeza de bueiros, roçagem e outras solicitações, além de acesso direto ao Portal da Transparência e notícias da Prefeitura.

Sobre os serviços

• Limpeza de lote: O cidadão contribuinte poderá denunciar qualquer lote baldio (particular) que cause transtornos à vizinhança e à ordem pública, inclusive com a opção de anexar imagens. A denúncia chegará diretamente ao Departamento de Planejamento Urbano (PLANURB), que notificará o proprietário do imóvel a fazer a limpeza em até 10 (dez) dias úteis.

• Obstrução de calçadas: O cidadão contribuinte poderá denunciar qualquer obstrução de calçada, seja por entulho, galhada de árvores, lixo ou materiais para construção, também com a opção de anexar imagens. A denúncia chegará diretamente ao Departamento de Planejamento Urbano (PLANURB), que notificará o proprietário do imóvel a fazer a retirada em até 48 (quarenta e oito) horas úteis.

• Obra irregular: O cidadão poderá denunciar obras irregulares e a denúncia será triada pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura para envio à Secretaria de Obras.

• Trânsitos e semáforos: O cidadão poderá denunciar qualquer dano nos semáforos da cidade e a denúncia chegará diretamente à Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC).

• Iluminação Pública: O cidadão poderá denunciar lâmpadas queimadas, inclusive com a opção de anexar a numeração do poste, e a denúncia chegará diretamente à Diretoria de Iluminação Pública, na Secretaria de Transportes e Infraestrutura. Assim, a Prefeitura não precisará mais de aguardar a chegada da noite para identificar o problema e fazer a manutenção necessária.

• Tapa - buracos: O cidadão poderá solicitar a operação tapa-buracos para a sua rua e o pedido chegará diretamente à Secretaria de Engenharia e Produção.

• Limpeza de Bueiros: O cidadão contribuinte poderá solicitar a limpeza de qualquer bueiro e o pedido chegará diretamente à Secretaria de Engenharia e Produção.

• Roçagem: O cidadão poderá solicitar a necessidade de serviço de roçagem em área pública (canteiros, alamedas, rotatórias e semelhantes) e a solicitação chegará diretamente à Diretoria de Limpeza Urbana, na Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

• Outras solicitações: Solicitações diversas também poderão ser feitas, desde que com identificação e dados corretos. Serão triadas e encaminhadas aos órgãos competentes.

Como instalar

O Catalão na Palma da Mão já está disponível gratuitamente no Google Play ou App Store. Basta buscar o nome do aplicativo e clicar em “baixar”. Já instalado, é só entrar no serviço que deseja solicitar e se cadastrar. Essa etapa também é simples, bastando preencher alguns dados pessoais (nome, e-mail, telefone e CEP). Após seguir esses passos é só relatar a ocorrência e enviar fotos do local da sua solicitação. Depois, clique em enviar e será possível acompanhar o andamento da sua solicitação no próprio App imediatamente.

Use o App, peça serviços. Você e a Prefeitura, juntos, cuidando da cidade!

SECOM – Prefeitura de Catalão