Seminário discute combate às drogas em Catalão Publicado em: 25/04/2019

Seminário discute combate às drogas em Catalão

Voltado para diversos setores da sociedade civil e governamental, evento é realizado pelo Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas do Estado de Goiás com apoio total da Prefeitura Municipal de Catalão.As drogas estão cada vez mais presentes

Compartilhar

Voltado para diversos setores da sociedade civil e governamental, evento é realizado pelo Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas do Estado de Goiás com apoio total da Prefeitura Municipal de Catalão.

As drogas estão cada vez mais presentes na sociedade vitimando novas pessoas todos os dias. Com o propósito de prevenir e combater efetivamente esse mal, acontece nesta quinta-feira (25) em Catalão, o 1º Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas. Organizado pelo Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Geed/SES-GO), o evento é destinado a diversos setores da sociedade civil e governamental.

Por já possuir um Conselho Municipal Antidrogas é que Catalão foi escolhida para abrir o ciclo de seminários que deverão ser realizados posteriormente (com datas ainda a serem definidas) em outras cidades do Estado. Convocados, representantes das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Esportes, Segurança e Educação do município participam. Conselheiros tutelares e membros do Ministério Público Estadual também marcam presença nesse importante momento de debater o assunto.

Na programação, estão previstas duas palestras, para fomentar a discussão das políticas públicas intersetoriais de prevenção ao álcool e outras drogas e a assistência à dependência química no atendimento ambulatorial.

Para a diretora-geral do Geed, Candice Castro, o trabalho envolvendo representantes do governo e da sociedade civil, seja instituições religiosas ou da iniciativa privada, permite alcançar experiências positivas para o problema social e de saúde que são as drogas na vida das pessoas. Não há limites para se fazer boas escolhas. Precisamos intensificar nosso trabalho de prevenção nas comunidades e na escola que é um lugar importantíssimo, porque é onde podemos salvar muitas vidas. Uma vez que o indivíduo entra no ciclo da dependência química, dificilmente sai. O índice de recuperação é pequeno, o ciclo destrói vidas, pessoas, destrói famílias e nós estamos aqui pra repensar ações de médio e longo prazo. Esse é o momento de repensarmos qual o nosso trabalho, qual o nosso papel, o que podemos fazer para avançar nesse sentido. O problema não é do município, do estado ou do governo federal, o problema é nosso”, disse.

Entre os representantes da Prefeitura no seminário, está o secretário de Educação, Leonardo Santa Cecília que reconheceu a importância de buscar resultados eficazes no combate às drogas. “Entendo que o enfrentamento à droga não é um problema especificamente da área da sáude ou da educação. Todos nós somos envolvidos e há que se ter esforços mútuos da sociedade civil organizada, das instituições, do conselho que foi criado, da prefeitura municipal, do estado, da união e das próprias pessoas, porque é um problema que afeta infelizmente, direta ou indiretamente qualquer um de nós.  Não podemos deixar de fazer algo para que esse mal seja resolvido. A solução não passa apenas por uma política repressiva ou punitiva em relação ao traficante, mas em relação ao usuário nós temos que trazer uma política de esporte, de lazer, de conscientização e aí entra também a educação que é fundamental para isso, como multiplicador dessa política social”, destacou o secretário demonstrando total apoio à causa.

Programação

Hoje à tarde, a programação continua na cidade. O grupo deve se reunir com representantes e membros do Ministério Público no prédio da Promotoria para uma nova apresentação e avançar na definição de ações e afim de conseguir multiplicadores de informação.

Já amanhã (26), em uma nova etapa que também faz parte do seminário, o GEED em parceria com a Prefeitura de Catalão desenvolverá várias atividades com cerca de 1.500 alunos da rede municipal e estadual de ensino. O evento será realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade (Salão do CRAC), das 07h às 12:30 horas.

Sobre o GRUPO EXECUTIVO DE ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS - GEED

O Governo de Goiás instituiu espaços importantes a fim de promover a prevenção e cuidar de cidadãos que se encontram na dependência de álcool e outras drogas. Referência para vários estados brasileiros na área de prevenção, acolhimento e avaliação terapêutica para dependentes, o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED) é o órgão responsável por coordenar e operacionalizar as políticas sobre drogas no estado de Goiás.  A equipe multidisciplinar da unidade atua de forma sistêmica para desenvolver e implementar políticas públicas com medidas para prevenir o uso e abuso de drogas entre jovens e adultos; prevenir e conceder o tratamento; reinserir socialmente usuários e dependentes que já se encontram em condições de retorno ao convívio social; e a repressão ao tráfico.

\"\"

\"\"

\"\"

ASCOM – Prefeitura de Catalão com Ascom/GEED


Notícias Relacionadas

Copyright © 2017 Prefeitura Municipal de Catalão. Todos os Direitos Reservados.

Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.