Encontro marcou mais uma etapa no processo de implantação do Projeto “Trem Turístico”.Aconteceu nesta quinta-feira (28) em Catalão a 16ª edição do Seminário Nos Trilhos do Turismo e Cultura. O encontro que foi realizado no auditório da
Encontro marcou mais uma etapa no processo de implantação do Projeto “Trem Turístico”.
Aconteceu nesta quinta-feira (28) em Catalão a 16ª edição do Seminário Nos Trilhos do Turismo e Cultura. O encontro que foi realizado no auditório da ACIC/CDL, foi mais uma etapa de discussões sobre a implantação do TREM TURÍSTICO na região da estrada de ferro. O foco desta vez, foi a rota e toda a parte logística do projeto.
O arquiteto Azor Henrique de Mendonça Ferro, Superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Goiás veio a Catalão representando o secretário Estadual de Cultura, Edival Lourenço. Representantes de diferentes municípios também marcaram presença. Além de Catalão, cidades como Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira e Anápolis. Três Ranchos, que não faz parte da rota do Trem, também foi representado.
O seminário que foi aberto ao público foi organizado em Catalão pela Prefeitura Municipal através da secretaria de Indústria e Comércio que contou com o apoio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos e do SEBRAE.
Na ocasião, o coordenador de Estruturação de Destinos Turísticos da Goiás Turismo, Luciano Guimarães, abriu o ciclo de palestras e falou sobre a estruturação da viagem do trem a nível de turismo. Décio Coutinho, representante do Sebrae, instituição parceira e patrocinadora que financia o estudo de viabilidade técnica, abordou como tema o turismo criativo e empreendimento. E a coordenadora de gastronomia da Goiás Turismo, Sonea Stival, focou nas ações e na importância do incentivo à comercialização de comidas típicas de Goiás com o Trem do Turismo.
Durante seu discurso, o representante do governo do Estado falou sobre a importância do TREM TURÌSTICO não só para a região da estrada de ferro, mas para toda Goiás. “Já trabalhamos em alguns projetos no sentido de resgatar o papel da ferrovia e trazer uma outra perspectiva econômica financeira e até no aspecto humano, através do Trem Turístico. A secretaria, o governo, está com as portas abertas para ajudar e ser parceira no engajamento dessa importante iniciativa”, destacou.
“Na verdade, tudo isso representa uma palavra só: Sonho. Eu tentei várias vezes que isso acontecesse aqui na cidade de Catalão, pelo menos no perímetro urbano, e não tivermos a felicidade de conseguir isso na época exatamente pelas dificuldades colocadas pelo Ministério do Transporte. Mas hoje, sabemos que o turismo vai crescer profundamente na nossa cidade beneficiando toda a região. Eu sou um fã incondicional da linha férrea que é extremamente importante para o desenvolvimento de todo nosso estado. Ajudaremos a implementar este projeto que vai promover a memória ferroviária e fomentará o turismo e a economia”, disse o Prefeito Adib Elias.
Próxima fase
Os seminários continuarão acontecendo a cada mês. E já em meados de Março uma comitiva formada pelos envolvidos no projeto irão até Brasília apresentá-lo e pedir apoio no Ministério do Turismo e da Cultura.
ASCOM – Prefeitura de Catalão
Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.