A previsão é de que comece a funcionar a partir de agosto. A cerimônia foi prestigiada por políticos, entidades e populares
A Prefeitura de Catalão assinou com o Ministério da Educação, nesta terça-feira (25/02), o Acordo de Cooperação Técnica que viabiliza o funcionamento do Hospital Regional Adib Elias, agora ligado à Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e administrado pela EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, ligada ao MEC. Com o pacto, a unidade passa a ser denominada Hospital Universitário Adib Elias.
A solenidade de celebração do acordo se deu nas dependências do próprio hospital, com as presenças do Ministro da Educação, Camilo Santana; do governador e do vice-governador de Goiás, Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, respectivamente; do prefeito Velomar Rios e do ex-prefeito Adib Elias. Também presentes secretários de Estado, o senador Vanderlan Cardoso, os deputados federais José Nelto, Rubens Otoni e Adriana Accorsi; os estaduais Jamil Calife e Bia Lima; prefeitos da região da Estrada de Ferro, vereadores e secretários de Catalão.
O acordo assinado permitirá à EBSERH a providenciar, de imediato, o início dos processos de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal. A previsão é a de que, já em agosto próximo, será inaugurada a primeira parte do atendimento ao público. Antes, a UFCAT e a Prefeitura de Catalão estarão definindo um cronograma de visitação pública ao local.
A IMPORTÂNCIA DA OBRA
Para o prefeito Velomar Rios, “o hospital será um divisor de águas para a região, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas”. Ele lembrou que o município vive um “um momento ímpar em sua história, passando por uma transição econômica, de infraestrutura e de futuro, e hospital chega para coroar esse momento importante”. O prefeito elogiou e deu parabéns à iniciativa do ex-prefeito Adib Elias, o idealizador do projeto, ressaltando que esta obra será referência para o interior do Brasil. Ele, juntamente com Adib,entregou ainda a escritura do imóvel à reitora da UFCAT, Roselma Lucchese.
Em seu discurso durante a cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o papel da educação e da saúde como base para o desenvolvimento do País: "A educação é o único caminho para construir um País soberano, mais justo. A educação transforma vidas e dá oportunidades às pessoas. Este será um hospital de pesquisa, que é importante, mas será, fundamentalmente, um hospital do SUS, para atender 100% da população de forma gratuita". O ministro destacou em sua fala a ousada iniciativa do ex-prefeito Adib Elias, que sonhou com o hospital e conseguiu transformá-lo em realidade.
RONALDO CAIADO
Formado em Medicina, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância da integração entre ensino e atendimento hospitalar para a qualificação dos profissionais da saúde: “Vincular um hospital de média e alta complexidade a uma universidade do porte da UFCat, que é referência nacional, é um avanço significativo. Teremos monitores, professores e médicos altamente capacitados para cuidar da população e formar especialistas”, afirmou. Ele ressaltou que a unidade complementa a regionalização da saúde promovida pelo Estado desde 2019.
“Temos trabalhado para levar estruturas hospitalares a várias regiões de Goiás, garantindo atendimento de qualidade para a população. E essa iniciativa do ministro Camilo Santana, de credenciar o hospital à UFCat, é fundamental para o desenvolvimento da boa medicina”, pontuou.
ADIB ELIAS
Elogiado pelo prefeito, pelo ministro e pelo governador, por ter a ousada iniciativa de construir o hospital, Adib Elias reconheceu que nada seria possível se “não tivesse o relacionamento pessoal com Ronaldo Caiado.” Ele lembrou que, em sua administração, implantou uma rede de saúde modelar, com o acesso aos serviços amplo, irrestrito e de qualidade. Houve modernização e ampliação de especializações, mas não poderia depender mais de regulações, de radar caça vagas para casos de alta complexidade. Não era só catalanos que tinham dificuldades, mas moradores das cidades vizinhas. Daí nasceu a ideia do hospital regional. “Catalão construiu o hospital com recursos próprios e da nossa população”, enfatizou.
AGILIZANDO O INÍCIO
Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que gerencia os hospitais-escola, antecipou que está prevista, para o segundo semestre, a assinatura do contrato de gestão especial, em que a universidade transfere, de fato, a responsabilidade cotidiana pelo funcionamento do hospital para a EBSERH. Ele também comentou que a unidade será referência de alta complexidade para a macrorregião de saúde Centro-Sudeste de Goiás. “Com essa iniciativa, Catalão assume a responsabilidade e supre uma lacuna de saúde no local, atendendo a 56 municípios”, esclareceu Chioro.
A reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, enfatizou o compromisso da universidade em contribuir para o desenvolvimento regional. “Esse hospital reforça nosso papel de ampliar o acesso ao ensino e à saúde, garantindo atendimento de qualidade para a população mais vulnerável, que muitas vezes precisa buscar tratamento em outros estados”, concluiu.
Antes a solenidade, os presentes visitaram parte das dependências do hospital. Viram alguns dos 217 leitos instalados. O prédio ocupa 12.610 metros quadrados numa área de 31 mil metros quadrados. É um dos maiores hospitais do interior do Brasil.
Catalão – Potência no Coração do Brasil
SECOM I Prefeitura de Catalão
Fotos: Pedro Araújo
Texto: Estela Fiorin/Robson Macedo
Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.