A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará a inauguração oficial da sede própria do Programa de Atenção Domiciliar (PAD): mais um importante espaço voltado para o atendimento da população. O evento acontecer
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará a inauguração oficial da sede própria do Programa de Atenção Domiciliar (PAD): mais um importante espaço voltado para o atendimento da população. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (29), às 09 horas.
Devido à pandemia do coronavírus a cerimônia será restrita (respeitando as orientações sanitárias) e, para que toda população possa acompanhar, contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal.
Sobre o PAD
O PAD (Programa de Atenção Domiciliar) iniciou suas atividades em maio de 2011, levando até as residências de alguns pacientes do município de Catalão ações na área de enfermagem, como a realização de curativos. Ao longo dos anos, houve um significativo aumento dos trabalhos executados, bem como da demanda atendida e outras categorias de profissionais somaram ao Programa. Desde então, o PAD estabeleceu-se dentro da UBS João Moreira de Castro, oferecendo atendimento domiciliar a pacientes acamados e/ou em oxigenoterapia (é a utilização de oxigénio em tratamentos médicos para suprir uma deficiência do paciente, que pode ocorrer por diversos motivos). E foi em outubro de 2020 que o Programa passou a funcionar em sede própria e independente, localizada na avenida 20 de Agosto, n. 350, Centro.
O Programa de Atenção Domiciliar de Catalão atende aos pacientes acometidos por problemas crônicos e agudos, bem como problemas de saúde que exigem maior frequência de cuidado, recurso de saúde e acompanhamento contínuo. São eles: pacientes em Oxigenoterapia (AD3) e pacientes restritos ao leito, por diversas enfermidades, e/ou pacientes oncológicos (AD2). Os números atuais apontam que há 262 pacientes ativos cadastrados no PAD, sendo que, 115 são pacientes AD3 em Oxigenoterapia domiciliar e 147 são pacientes AD2. Para isso, mais de dez profissionais em diferentes funções fazem parte da equipe: 02 médicos; 01 enfermeiro; 01 técnico de enfermagem; 01 assistente social; 01 nutricionista; 01 fisioterapeuta; 01 psicóloga; 01 auxiliar administrativa; 01 motorista e 01 auxiliar de serviços gerais.
Como utilizar o serviço:
A admissão no Programa (tanto por encaminhamentos ou por demanda espontânea) é realizada mediante a seguinte documentação do paciente:
Para os pacientes que necessitam do uso de oxigênio em domicílio, além destes documentos, também se faz necessária a solicitação médica específica para o uso deste dispositivo e a cópia dos exames de Hemograma e Gasometria. Assim, será autorizada a entrega e instalação do cilindro de oxigênio realizada pela empresa Oxiseg (esse procedimento é gratuito pelo tempo que o paciente necessitar do oxigênio).
A partir deste momento, é realizada uma primeira visita de cadastro e avaliação. As visitas seguintes dos profissionais são realizadas mediante a solicitação dos familiares e também mediante à identificação da própria equipe nos contatos que estabelece com o paciente.
Além das visitas domiciliares a rotina de trabalho envolve-se em outras atividades, como:
Vale destacar que o Programa não visa o atendimento emergencial dos pacientes, sendo estes encaminhados às unidades específicas quando necessário.
As informações são da coordenadora da unidade, Graciela Beatriz S. S. Rodrigues.
Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!
ASCOM – Prefeitura de Catalão.
Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.