Encaminhamentos para atendimento de outros órgãos (Defensoria Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Ação Social para auxílios); declaração transporte do idoso, segunda via de certidão de nascimento, óbito e casamento para carentes; Acompanhamentos e atendimentos realizados pela equipe (assistente social, coordenadora e psicóloga); acompanhamento de frequência escolar das famílias em descumprimento das condicionalidades inseridas no Programa Bolsa Família; acompanhamento das famílias através do Conselho Tutelar, Judiciário e Ministério Público; Atendimento, orientação e agendamento para requerer o BPC, benefício de 1 salario mínimo pago às pessoas com 65 anos ou mais (conforme prevê o artigo 34 do Estatuto do Idoso e Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS - LEI 8.742). Esse benefício também é concedido à pessoa com deficiência, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem tê-la provida por sua família. Serviços ofertados O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Aqui, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Resumidamente são essas as principais funções do CRAS: Fazer a oferta do serviço PAIF e outros programas e/ou projetos socioassitenciais; Fazer a articulação e fortalecimento da rede de Proteção Social Básica local; Fazer a prevenção de risco em toda a cidade; Garantir direitos através de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos. É através dele que famílias consideradas em situação de extrema pobreza, tem acesso a serviços para cadastrar e acompanhar os programas de transferência de renda.